domingo, 19 de agosto de 2012

Espelhos curvos no cotidiano


No cotidiano, nos deparamos com situações onde o uso do espelho se faz necessário, como por exemplo, no retrovisor dos automóveis, nos salões de beleza, em alguns instrumentos dos dentistas, entre outros. Em geral, quando desejamos ampliar a imagem, usamos espelhos côncavos, e quando desejamos diminuir a imagem, aumentando o campo de visão, usamos espelhos convexos.  
Veremos 6 situações de aplicação de espelhos curvos no dia a dia da sociedade: o telescópio; espelhos de dentistas; espelhos de maquiagem; farol de automóveis; fonte de produção de fogo; e equipamentos de segurança ou vigilância.

Espelhos côncavos (usados com a finalidade de iluminação, como refletores de luz): 

1) Telescópio: 
É um instrumento que possui lentes ou espelhos curvos e são capazes de ampliar a imagem de algo que está longe.
Os principais tipos de telescópios com relação à ótica utilizada são: 
Telescópios refratores: Utilizam lentes ou conjunto de lentes na função de elemento primário de captura da luz ou objetiva (são chamados de Lunetas, talvez pelo fato dos modelos mais comuns serem adequados principalmente para ver a Lua com uma boa qualidade de imagem).
A distância da lente/espelho ao ponto focal é a distância focal do telescópio e determina suas características. 
Telescópios refletores: Utilizam um espelho primário côncavo para coletar a luz e formar a imagem.
                                             
                                                
Telescópios catadióptricos: Usam espelho e lente, resultando em uma configuração que proporciona telescópios pequenos e portáteis, com ótimo poder de ampliação.   
                                                
Comprimentos focais longos produzem maior aumento, mas, diminuem a claridade e estreitam o campo de visão. Também deixam os telescópios mais longos e difíceis de transportar. 
Comprimentos focais curtos produzem menos aumento, porém com maior luminosidade e maior largura do campo de visão, facilitando o transporte. A escolha depende da aplicação e do tipo de observação. 

2)Espelhos de maquiagem: 
Utilizam-se espelhos côncavos com a finalidade de ampliar a imagem, de forma que esta nos mostre detalhes e ainda sim se encontre nítida.

3)Faróis de automóveis:
Com a finalidade de iluminação, usam-se espelhos côncavos como refletores de luz. Esse é o caso também das luminárias de vias públicas e luminárias industriais. Nem sempre, no entanto, o espelho usado é o esférico, mas sim o parabólico, como no caso dos faróis dos automóveis:
4)Fonte de produção de fogo: 
Os espelhos côncavos são usados para fazer convergir os raios de uma fonte de calor, sobre determinada coisa. A concentração de luz provoca a elevação da temperatura. As aplicações desses fornos podem ser desde o simples aquecimento de fluídos até aplicações industriais pesadas. Apesar de ser tecnologia simples, é, na medida do possível, eficiente.
Um exemplo mencionado na história é a batalha naval de Siracusa onde Arquimedes, utilizando espelhos curvos como forma d concentrar a luz e o calor do sol, ateou fogo na frota romana que sitiava a cidade. Isto ocorreu por volta do ano 215a.C. 

                                                      
5)Espelhos de dentistas: 
Os espelhos côncavos são utilizados pelos dentistas para a observação da imagem ampliada e direita dos dentes. Esta imagem é rica em detalhes, fato que proporciona ao dentista uma condição de trabalho melhor.

Espelhos convexos (diminui a imagem e aumenta o campo de visão):

6)Equipamentos de segurança ou vigilância:
Os raios de luz incidentes em um espelho convexo divergem, sendo assim, espelhos como esses são usados em lojas para que através dele possa-se ter um maior campo de visão. Com esse mesmo raciocínio, podemos utiliza-los em portas de garagens para uma melhor visão da rua, etc.  

                                       
                                            
OBS: Embora seja bastante usado, deve-se tomar muito cuidado quanto ao uso do espelho convexo como retrovisor, pois a imagem que obtemos nele é reduzida e se apresenta próxima do espelho. Isso pode causar sérios transtornos ao motorista de um automóvel.

ALUNA: Camila 3750 
TURMA: 204 

Um comentário:

  1. Cara Camila,
    Gostei da arrumação do blog. As figuras estão bem ilustrativas, mas, você precisava colocar umas figuras explicativas dos parâmetros geométricos dos espelhos. Faltou bibliografia. Nota 7,0

    ResponderExcluir